Este site utiliza cookies

Salvamos dados da sua visita para melhorar nossos serviços e personalizar sua experiência. Ao continuar, você concorda com nossa Política de Privacidade, incluindo a política de cookie.

Memorial Pax de Minas
Postagem
Depressão no luto: veja o que é e quando procurar ajuda

O processo após o falecimento de um ente querido é doloroso e desperta diferentes sentimentos em cada pessoa. Nessa difícil etapa da vida, os quadros de depressão no luto são comuns e podem oferecer riscos à saúde física e mental.

As fases do luto são definidas como a negação, revolta, negociação e a fase depressiva, processos comuns em muitos casos. No entanto, quando o sentimento de depressão é prolongado, é uma situação que requer cuidados e atenção especial.

Neste post, você vai entender o que é a depressão no luto e quais são os sintomas mais comuns. Continue lendo e entenda quando buscar ajuda profissional, como é feito o tratamento e o que fazer para lidar com a situação!

Quais são as fases do luto?

O luto é definido como o processo de lidar com o falecimento de um familiar ou pessoa importante e próxima. Trata-se de uma fase intensa e marcada por uma resposta emocional inevitável e natural, afetando a saúde da mente.

O processo do luto se manifesta de forma diferentes em cada pessoa, no entanto, alguns estágios são comuns, por exemplo:

  • negação: emoção instintiva a dor onde a pessoa se protege e nega a realidade;

  • raiva: quando a pessoa aceita a situação, mas se sente injustiçada

  • depressão: momento em que a pessoa sente o peso da ausência;

  • aceitação: fase em que a pessoa começa a se adaptar à vida sem o ente querido.

O que é a depressão no luto?

A depressão no luto é uma condição de sofrimento psíquico que afeta a saúde mental e física de forma intensa e prolongada. Também chamada de depressão pós-luto, é uma experiência de tristeza que se entende por mais tempo após a perda de um ente querido.

Os principais sintomas são:

  • tristeza persistente;

  • fadiga e falta de ânimo;

  • perda de interesse;

  • falta de concentração;

  • alteração no apetite;

  • perda de sono.

Quando esses sintomas começam a se manifestar de forma intensa e prolongada, é indispensável procurar ajuda médica. Os efeitos na saúde emocional e física podem ser severos e exigem um tratamento especializado para evitar danos.

Como aliviar a situação ao lidar com o luto?

A superação do luto é um processo difícil e que leva tempo para que a pessoa retome a realidade e viva melhor. Entretanto, algumas medidas são importantes e auxiliam a superar um dos momentos mais completos da vida com mais saúde.

busque apoio: compartilhe momentos com amigos e familiares para aliviar a carga emocional;

  • crie uma rotina: mantenha seus hábitos diários para manter a segurança diante da tristeza;

  • permita-se sentir a dor: reconhecer e sentir a emoção é crucial para superá-las;

  • cuide de você: mantenha hábitos saudáveis, busque o lazer e atividades relaxantes;

  • honre a memória: mantenha a memória do ente querido viva;

  • tenha paciência: o processo de superação do luto pode levar tempo, por isso, seja paciente.

Como pode notar, a depressão no luto é uma situação que exige cuidados especiais para superar a doença sem passar por complicações. Portanto, tenha atenção aos sintomas e não deixe de procurar apoio para sobressair nos momentos difíceis.

Gostou do post? Agora que entendeu o que é a depressão no luto, não deixe de ler outro conteúdo relevante sobre o tema! Veja agora mesmo como cuidar da saúde mental após a morte de uma pessoa querida!

Galeria

Veja também


Obituário: o que é e como consultar

Obituário: o que é e como consultar

Um obituário é um registro público que anuncia o falecimento de uma pessoa. Esse documento, geralmente publicado em jornais ou sites especializados

Ler tudo
Homenagem Póstuma: dicas e formas comuns de honrar a memória dos entes queridos

Homenagem Póstuma: dicas e formas comuns de honrar a memória dos entes queridos

Exitem algumas dicas e formas comuns de homenagem póstuma. Veja alguns dicas sensíveis, bem como informações sobre como o Memorial Pax de Minas pode a...

Ler tudo
Qual o destino dar aos pertences de um falecido?

Qual o destino dar aos pertences de um falecido?

Entenda quando é indicado fazer a distribuição dos pertences de um falecido, a importância de manter alguns itens, além de como é o aspecto emocional...

Ler tudo
Saiba para que serve um inventário e a diferença do testamento

Saiba para que serve um inventário e a diferença do testamento

Entenda o conceito de inventário, quem pode realizá-lo, suas vantagens e desvantagens, as diferenças entre inventário e testamento e outros tópicos pe...

Ler tudo